Vantagens do contrato de exclusividade de venda de imóvel

Índice

Algo muito citado e importante no mundo imobiliário são as vantagens do contrato de exclusividade de venda de imóvel. Além disso, esse contrato aborda muitas coisas significativas. Sendo assim, hoje nós falaremos mais sobre isso!

O que é um contrato de exclusividade?

Algo muito comum, é que certos proprietários se recusem a aceitar o contrato de exclusividade, porque acham que ficam presos a apenas um corretor. Dessa forma, o raciocínio comum dessas pessoas é que quanto mais profissionais trabalharem na venda de seu imóvel, mais rápido ela ocorrerá.

Entretanto, não é bem assim que funciona. O fato de apenas um corretor trabalhar no processo de venda não quer dizer que não haja comprometimento. Muito menos que a venda será demorada.

Pelo contrário, existem mais recursos de propaganda e divulgação da unidade que está à venda. Além de uma dedicação bem maior por parte do profissional encarregado.

Dessa maneira, no contrato de exclusividade, o corretor se comprometerá, a cumprir determinados assuntos acertados com o proprietário.

É importante ressaltar que esses assuntos são acordados e colocados em um documento, dessa maneira tudo se torna mais seguro.

Alguns desses itens são obrigatórios por constarem na cláusula e outros são relacionados à forma de trabalhar do corretor, que também se inclui no documento.

Outro ponto que deve ser abordado junto ao cliente é o fato de que esse contrato não é vitalício. Sendo assim, quando acabar a vigência, o cliente terá todo o direito de escolher pela renovação ou encerramento do mesmo.

Vantagens do contrato de exclusividade

Existem diversas vantagens em se firmar um contrato de exclusividade, a seguir falaremos sobre as principais delas.

1- Maior segurança para o proprietário

O corretor deve deixar claro para o cliente que, ao optar pela exclusividade com uma corretora, ele terá a certeza de que confiará seu imóvel a um profissional adequado. 

Afinal, trata-se de um funcionário de uma imobiliária com conhecimentos suficientes acerca do mercado imobiliário e, para vender um imóvel, usa boas estratégias relacionadas à divulgação do mesmo.

Ele deve entender que a empresa se responsabiliza pela venda do seu imóvel. Dessa maneira, ao fazer isso, o comprometimento e a qualidade do serviço está totalmente a serviço da empesa.

Nesse negócio, o cliente deve ter conhecimento de que a imobiliária viabiliza todos os seus recursos relacionados à divulgação, e é de seu total interesse que a negociação ocorra o mais breve possível.

2- Controle de visitas

Ao escolher várias imobiliárias e corretores, é necessário deixar várias chaves com cada um deles. Já que quando se trata da venda de um imóvel, visitas ao local são extremamente comuns.

Entretanto, com o contrato de exclusividade em ação, isso se torna um processo controlado e melhor. Quando se controla a quantidade e o fluxo das visitas, o risco de danos ao imóvel se torna quase nulo, além de melhorar a qualidade do atendimento as visitas.

Optar por uma imobiliária deixa o proprietário mais tranquilo, já que ela se responsabilizará por cada visita agendada, tornando-se bem mais difícil ocorrer algum problema desse tipo.

Terá também a certeza que não haverá a possibilidade de marcarem duas visitas ao mesmo tempo, o que causa constrangimento e, muitas vezes, desistência de uma das partes. Afinal, tudo será feito em dias e horários específicos.

Além disso, poderá ser incluída no contrato de exclusividade uma cláusula que permita visitas apenas com acompanhamento de um corretor de imóveis.

3- Venda mais rápida

Como dito anteriormente, o fato de se ter exclusividade e não diversos corretores e imobiliárias não significa um processo de venda mais lento. Alguns proprietários, com o objetivo de vender o imóvel de forma rápida, não aceitam o contrato de exclusividade de venda.

Entretanto, muitos não têm a noção de que optar por várias imobiliárias não agiliza a venda, pelo contrário. A exclusividade exige mais dedicação por parte da imobiliária, que se empenha integralmente nos anúncios e na divulgação, com o objetivo de uma negociação mais agilizada.

4- Melhor visibilidade

Normalmente, imobiliárias contam com um contrato de exclusividade com os portais imobiliários de compra e venda. Além disso, uma imobiliária também possui seus próprios meios e canais de comunicação. Isso por si só, já cria uma maior vantagem na hora de vender seu imóvel, pois trás credibilidade e acesso ao imóvel.

Sendo assim, os melhores espaços são destinados aos imóveis que contam com exclusividade. Ou seja, são bem maiores, a descrição é mais detalhada, existe uma quantidade maior de fotos e inserção de vídeos.

Ter um anúncio em destaque abrange um número muito maior de pessoas. Afinal, ele ganha evidência por se localizar entre os primeiros. Os interessados, por sua vez, têm fácil acesso. Junto a isso, existem mais ofertas de compra, cabendo ao interessado escolher pela melhor proposta.

Na opção por várias imobiliárias, não há esse tipo de destaque. Seu anúncio tem limitação de espaço e de número de fotos — mantém-se entre muitos outros. sem qualquer destaque.

Resumindo, firmar um contrato de exclusividade com uma imobiliária é a melhor das escolhas quando se trata de vender um imóvel.

Fazer isso com o auxílio de uma imobiliária com experiência, profissionais qualificados, e conhecimento da área é um benefício maior ainda. Por essa razão que nós da RE/MAX Concept estamos aqui, conte conosco para te auxiliar nisso!

O que achou do nosso texto: Vantagens do contrato de exclusividade de venda de imóvel? Conta pra gente nos comentários!

Aliás, não se esqueça de conferir o site da RE/MAX Concept e nos acompanhar no Facebook e no Instagram, até o próximo blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *