Comprar um imóvel é um grande investimento, e por isso é necessário estar atento a todos os detalhes, inclusive escolher qual dos tipos de financiamento imobiliário se encaixa melhor na sua realidade.
Por isso, nós da RE/MAX Concept viemos compartilhar esse assunto para que você conheça mais sobre o mercado imobiliário.
Dessa forma, você tomará a decisão com maior certeza, então confira os tópicos que serão abordados a seguir:
- O que é financiamento imobiliário?;
- Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
- Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI);
- O que é amortização?;
- Tabela Price;
- Sistema de Amortização Constante;
- Sistema de Amortização Crescente.
O que é financiamento imobiliário?
Muitas pessoas desejam comprar o imóvel próprio, mas a maioria não possui o valor à vista para isso. No caso, o financiamento imobiliário se trata de um empréstimo com o banco para pagar o imóvel.
Assim, o banco paga o valor do imóvel ao vendedor e o comprador devolve esse valor ao banco em forma de parcelas que possuem juros e taxas.
Dessa forma, é muito importante compreender os tipos de financiamento imobiliário para compreender qual se encaixa melhor na sua realidade, confira a seguir.
Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
O SFH é um tipo de sistema de financiamento criado pelo Governo Federal e é utilizado os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE).
O mesmo foi desenvolvido para ajudar o mercado imobiliário e auxiliar as pessoas de baixa renda a conquistarem a casa própria.
Atualmente esse sistema atende a maioria dos financiamentos do Brasil e para utilizá-lo é necessário se encaixar nessas características:
- O valor máximo do imóvel deve ser de R$ 1,5 milhão;
- O financiamento cobre até 80% do valor do imóvel;
- O imóvel deve ser residencial e urbano, na mesma cidade que o comprador reside há no mínimo um ano;
- O prazo de quitação é de 35 anos (420 meses);
- A parcela não pode comprometer 30% da renda;
- O FGTS não pode ter sido utilizado nos últimos 3 anos para financiamento ou construção de imóvel;
- A pessoa física não pode haver pendências em seu nome.
Esse sistema é direcionado para imóveis comuns e a grande vantagem é o uso do FGTS, mas para isso é necessário ter a carteira assinada há 3 anos.
Além disso, as taxas de juros são mais baixas já que se baseia na Caderneta da Poupança.
Sendo assim, esse sistema facilita a compra de imóvel para pessoas físicas tanto que o programa Casa Verde e Amarela está inserido nessa modalidade.
Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)
O SFI por sua vez também foi criado pelo Governo Federal e é utilizado recursos de bancos e financeiras.
O mesmo foi desenvolvido para suprir o que não se encaixa no SFH, portanto, imóveis de alto padrão. Inclusive esse nicho tem crescido em São Paulo.
E apesar de haver a possibilidade de negociação das taxas e da burocracia ser menor, não é possível utilizar o FGTS nesse sistema, uma vez que o mesmo é utilizado por pessoas jurídicas.
Contudo, para compreender ainda mais sobre financiamentos é necessário explorar também os tipos de amortização, mas primeiro vamos entender do assunto como um todo.
O que é amortização?
Dentro das parcelas do financiamento há a parte da amortização e a parte dos juros. No caso, a amortização é o percentual que corresponde à devolução do valor emprestado pelo banco.
Já a taxa de juros é o percentual que corresponde ao valor à mais em que o banco lucra por ter “emprestado” o dinheiro ao consumidor.
Existem tipos de amortização para o financiamento imobiliário, as conheça a seguir:
Tabela Price
Na tabela price as parcelas possuem valores fixos do inicio ao fim, mas a amortização é crescente. Portanto, na primeira parcela se paga mais juros do que a amortização. Assim, ao passar do tempo os juros diminuem e a amortização começa a crescer
Sistema de Amortização Constante
No sistema de amortização constante (SAC) o valor das parcelas diminui conforme o tempo, mas a amortização é um valor fixo e os juros por sua vez é decrescente.
Se usa essa tabela em casos de financiamentos mais longos, como no caso de um financiamento imobiliário.
Sistema de Amortização Crescente
O sistema de amortização crescente (SACRE) é uma combinação da Tabela Price e da SAC. Portanto, funciona da seguinte maneira:
O valor das parcelas aumenta até um certo período e então começa a diminuir, a amortização é crescente e os juros diminui.
Então, o que achou do nosso texto: Tipos de financiamento imobiliário? Conta pra gente nos comentários!
Aliás, não se esqueça de conferir o site da RE/MAX Concept e nos acompanhar no Facebook e no Instagram, até o próximo blog!