casinhas pequenas próximas a uma lupa

O que é valorização de imóveis?

Índice

Ao fazer o investimento de comprar um imóvel, é preciso levar muitos fatores em consideração, um deles é a valorização dos imóveis.

Para que a aquisição seja feita da melhor forma possível, é ideal sempre ver tudo como um verdadeiro investimento. Visto que, uma aquisição de imóvel não é algo que deva ser tratado de forma leviana. É preciso verificar diversos elementos que, no futuro, podem favorecer a venda ou locação do espaço.

A infraestrutura, a localização, a segurança do bairro e outras questões fazem toda a diferença em uma negociação. Principalmente quando estamos falando sobre a valorização de um imóvel.

Dessa forma, antes de realizar o seu sonho de adquirir seu próprio imóvel, entenda quais são os fatores que influenciam a valorização de imóveis.

Assim, após feito isso, você poderá ter certeza de qual é a melhor opção para você. Hoje, contamos quais são e como identificar a valorização do seu imóvel. Boa leitura!

O que é?

O mercado imobiliário está sempre em constante mudança e evolução. Sendo assim, muito se fala sobre a valorização de empreendimentos.

Mas, afinal, o que isso significa? Basicamente, é um processo a que todas as construções estão sujeitas, tanto comerciais quanto residenciais.

Quando se obtém um imóvel, é lógico pensar que irá ficar com ele por um longo período, mesmo que tenha a intenção de vender ou alugá-lo futuramente.

Com o passar do tempo, os imóveis ficam sujeitos a reajustes em seu valor inicial. Esse valor de reajuste pode ser significativamente maior em relação ao valor pago primordialmente, pelo primeiro proprietário.

Essa mudança pode ocorrer por várias razões, como reformas no próprio imóvel e mudanças ao seu redor. E com mudanças ao seu redor, estamos falando sobre certas variáveis que sejam significativas.

Uma nova avenida por perto, por exemplo, pode fazer com que um imóvel seja muito mais valorizado. Pois isso faz o imóvel ter mais acessibilidade na região e assim uma melhor localização. Logo, esse é um dos motivos responsáveis por alterar o preço de investimentos em imóveis.

Além disso, existem diversas outras variáveis e motivos que podem contribuir para a valorização de um imóvel, alguns desses são:

  • Aumento do número de habitantes da região;
  • Melhores taxas de juros para quem pretende financiar um empreendimento;
  • Alta demanda pela região;
  • Melhorias de infraestrutura em seu entorno;
  • Novos comércios na região;
  • Novas áreas de lazer, como parques e etc.

Quais os indicadores de uma valorização nos imóveis?

Além dos fatores citados acima, ainda há diferentes pontos capazes de valorizar um imóvel. Para que você faça a melhor escolha, e esclareça todas as dúvidas, é importante conhecer esses elementos.

Segurança

A segurança é de fato um tópico muito importante de ser tratado, já que isso diz respeito sobre a qualidade de vida da região também.

Considerar a segurança da sua família e sua própria nunca é demais. Dessa maneira, vale analisar bem se a região escolhida é vista com bons olhos pela população local, se possui uma boa qualidade de vida e moradia, e como se encontra a taxa de criminalidade.

Tudo isso tem grande peso quando o assunto é a valorização de um imóvel, pois mesmo o melhor dos imóveis perde credibilidade em uma área perigosa de se morar.

Do mesmo modo, é importante é verificar se o empreendimento em que você pretende adquirir tem bons sistemas de segurança. Como:

  • Monitoramento 24 horas;
  • Controle de entrada e saída de pessoas;
  • Portaria;
  • Cercas elétricas.

Além desses existem diversos meios e equipamentos que podem garantir uma maior segurança para sua residência, e quanto mais deles, melhor a valorização da sua moradia.

Portanto, além da região em si ser importante, o quanto o imóvel possui de ferramentas para segurança também influencia na valorização.

Localização

Sem dúvidas, a localização é o fator que mais influencia a valorização imobiliária. A localização de um imóvel diz diretamente sobre o potencial de valorização dele, e sobre a qualidade de vida que é possível se ter ao residir no lugar.

Em geral, empreendimentos localizados perto das áreas centrais têm mais chances de ter o seu valor aumentado do que aqueles que ficam em regiões remotas. A escolha do bairro em que deseja residir é de grande importância por este motivo também.

Um bairro melhor centralizado tem um gigantesco potencial de valorização, já que conta com vantagens como:

  • Mais opções de comércio
  • Mais centros médicos
  • Transporte público facilitado
  • Locais de lazer e entretenimento.

E muito mais, um bairro com uma localização estratégia se destaca em relação aos demais.

Sem contar que, é importante lembrar que uma boa localização tende a apresentar ótima qualidade de recursos básicos distribuídos à população, como luz, água e esgoto.

Infraestrutura

Quando falamos em infraestrutura, há quem confunda com localização. Entretanto, é importante ter em mente que estamos citando tópicos diferentes.

Infraestrutura é o conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma região, como:

  • Saneamento;
  • Transporte;
  • Energia
  • Telecomunicação.

A falta de infraestrutura dificulta a atração de investimentos, a qualidade dos estabelecimentos locais e a geração de novos empregos.

Sendo assim, a infraestrutura diz respeito ao pavimento correto das calçadas, ao acesso a internet e iluminação e a uma vasta rede de estabelecimentos de diferentes serviços.

Em outras palavras, locais como padarias, hipermercados, agências bancárias, shoppings e escolas ou universidades.

Quanto maior for a diversidade, melhor será a qualidade de vida dos moradores. Esse ponto, de fato, eleva muito a valorização de imóveis, já que é crucial para uma boa experiência aonde se pretende residir.

Agora que você já sabe como funciona e quais os principais aspectos para uma valorização de imóveis, tenho certeza que procurará saber sobre todos os detalhes do imóvel que deseja adquirir, conte com a RE/MAX Concept para te ajudar com isso!

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é o-que-e-valorizacao-de-imoveis-1.png

O que achou do nosso texto: O que é valorização de imóveis? Conta pra gente nos comentários!

Aliás, não se esqueça de conferir o site da RE/MAX Concept e nos acompanhar no Facebook e no Instagram, até o próximo blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *