Como escolher um condomínio para morar?

Índice

A hora da compra de um imóvel em condomínio é de extrema importância, ainda mais se o seu objetivo é o de morar nele. Afinal, é onde você vai passar grande parte do seu tempo, então, o local deve atender a uma série de requisitos.

E para ajudá-lo nesse momento, continue com a leitura deste artigo. E confira nos tópicos a seguir as principais dicas de como escolher um condomínio para morar que separamos para você.

Veja se o valor do condomínio cabe no seu bolso

A primeira dica é avaliar se o condomínio aonde está o imóvel que se quer comprar tem um preço que você pode pagar. De nada adianta ter os recursos financeiros para adquirir um bem se você tiver dificuldades em manter os custos com o condomínio em dia.

Lembre-se que, ao deixar de pagar a taxa de condomínio, você pode perder o direito de usufruir da sua estrutura. Então, faça os cálculos e esteja atento a esse aspecto, lembrando que se trata de uma despesa que deve ser paga todos os meses. 

Opte por uma localização adequada 

Avaliar a sua localização é mais uma dica de como escolher um condomínio para morar. Desse modo, é recomendado que fique próximo ou de fácil acesso aos lugares para os quais você e sua família se deslocam, como trabalho, faculdade, escola dos filhos, etc.

Isso contribui com a economia de tempo e consequente oferece mais qualidade de vida. Nesse sentido, é indicado ainda que a região conte com uma boa oferta de produtos e serviços, como mercados, farmácias, hospitais e o que mais for importante para o seu estilo de vida e necessidades. 

Atente-se ao requisito segurança 

A segurança é outro requisito importante e, por isso, deve fazer parte da sua escolha. Mesmo que seja possível investir em equipamentos de monitoramento e segurança, é melhor priorizar um condomínio que já possua alguns mecanismos. Entre eles, portão e grades, muros altos, segurança privada contratada e outros.

Em geral, os novos condomínios oferecem essa formas de garantir a segurança dos moradores. Mesmo assim, seja bastante criterioso na sua avaliação. Além disso, ao escolher um condomínio para morar de fácil acesso você também aumenta a sua segurança e da sua família. 

Prefira um que combine com o seu estilo de vida 

Quando o condomínio combina com o estilo de vida dos seus moradores há mais qualidade de vida. Então, essa é outra dica de como escolher um condomínio para morar. Hoje em dia, existem condomínios que oferecem uma ampla gama de comodidades e facilidades.

Porém, avalie se elas são realmente relevantes para você e se a sua família irá aproveitá-las. Lembre-se que quanto mais opções, mais caro o condomínio será. Desse modo, vale a pena somente se essas áreas forem utilizadas com frequência

Certifique-se que atende suas necessidades 

Assim como o condomínio deve combinar com o seu estilo de vida também precisa atender as suas necessidades e da sua família. Se você gosta de reunir os amigos para um churrasco, veja se o local possui áreas com churrasqueira.

Quem possui crianças pequenas em casa, por exemplo, encontra muitas vantagens em morar em um condomínio em que haja espaços de lazer para elas. A mesma preocupação você pode dar a outros serviços, como academia, piscina e quadras de esportes, se eles forem relevantes para a sua rotina.

Considere mudanças futuras na família 

Se a sua ideia é a de permanecer no local por um bom tempo, então, mais uma dica de como escolher um condomínio para morar é avaliar se ele vai atender possíveis mudanças futuras. Um exemplo é o casal que pretende ter filhos.

Dessa forma, um playground pode não parecer necessário agora, mas e depois, quando as crianças chegarem? Quem mora em condomínio sabe como é importante contar com áreas de lazer onde os pequenos possam brincar com segurança.

Pense na valorização no longo prazo 

Outra dica essencial é dar preferência a um condomínio que se valorize com o passar do tempo. Mesmo que a sua pretensão não seja de vender o imóvel, imprevistos futuros podem ocorrer e exigir a venda.

Com isso, se o condomínio se valorizar, as chances de negociação do imóvel são maiores, bem como de obter um preço justo por ele. Então, prefira condomínios que tenham boa infraestrutura, com alto nível de segurança e variedade de áreas comuns. 

Pesquise muito antes de escolher 

A ansiedade de comprar um novo imóvel pode fazer com que se faça uma escolha precipitada. Dessa maneira, é fundamental evitar decisões sem pensar muito antes. O melhor, portanto, é visitar o máximo possível de condomínios, mesmo que pareça que você já tenha encontrado o certo. 

E claro, contate imobiliárias e corretores de imóveis com credibilidade no mercado. Com certeza, eles são os mais aptos para ajudar você a escolher o melhor condomínio para viver com qualidade junto a sua família.

O que achou do nosso texto: Como escolher um condomínio para morar? Conta pra gente nos comentários!

Aliás, não se esqueça de conferir o site da RE/MAX Concept e nos acompanhar no Facebook e no Instagram, até o próximo blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *